PORTO ALEGRE EM FOCO

terça-feira, 4 de março de 2014

CAVEIRAS



PADRONAGEM CAVEIRA 

E SUAS ORIGENS 






A caveira é um símbolo antigo e sua imagem é utilizada de várias formas para definir: perigo, morte, veneno, piratas, rock, mudança e, atualmente, está incorporada como ícone Fashion.



SUA ORIGEM vem do latim " calvarium ", que significa calvo ou careca. Também é uma tradução do Grego "Gólgota", que deriva do Hebraico " gulgathan " ( montanha ou colina com formato arredondado). Como esse foi o local da morte de Jesus, a palavra calvário ganhou o significado que tem até hoje e deu origem também a palavra caveira.



HISTÓRIA: A imagem ganhou popularidade no século 17 com as guerras entre os povos antigos ( Vikings e Lombardos ) que tinham como costume exibir o crânio de seus inimigos mortos como troféus, e além disso ainda usavam como taças para servir seus vinhos.
Já na cultura mexicana, o símbolo da caveira faz parte de uma celebração ( cuja origem é indígena ) em honra aos seus mortos (dia de los muertos) que ocorre sempre no dia 02 de Novembro.







No século 21, a mesma tendência voltaria agora incorporada no mundo fashion.
E foi com a ascensão das bandas de rock dos anos 60 que surgiu a necessidade de uma identidade visual para àquele novo gênero que despontava.
A banda Grateful Dead, estampou uma caveira em seu primeiro álbum, representando o exagero, o negativo, o perigo e a rebeldia, se encaixando perfeitamente com o inconformismo expresso na música.




O crânio representa a possibilidade de mudança, além do sarcasmo no sorriso constante da imagem, da simbologia do perigo e da rebeldia, a manifestação da contracultura na época.



Um comentário:

  1. Perfeito mais um post ótimo, conhecia como símbolo de igualdade, que por de tras de cada diferença física nossas caveiras são o que ficam para a eternidade e são todas iguais.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...