PORTO ALEGRE EM FOCO

sábado, 15 de março de 2014

ESTILO SPIKES E PUNKS ORIGEM

SPIKES E SUA ORIGEM






A origem dos Spikes ( que significa prego, grampo ou espinho ) teve inicio na cultura punk durante os anos 70. E esses acessórios eram usados pelos adeptos do movimento em suas jaquetas, coletes, casacos, cintos e peças de couro.



A identidade visual desse movimento com a utilização dos spikes, é derivada do Rock’n Roll, quando os ícones e ídolos mais estilosos começaram a aplicar tachas  em suas jaquetas de couro ou jeans. 



O conceito de usar peças metálicas nas roupas foi inspirada, casualmente, com uma tática que os motoqueiros que utilizavam.
As motos  Harley Davidson sempre foram caras devido a sua fabricação de forma manual.
Por esta razão, durante os percursos na estrada, quando elas sofriam impacto, alguns parafusos acabavam caindo e ficavam soltos pelo caminho. 



Como esses parafusos geravam um custo muito alto para comprar e repor a todo o instante, os motoqueiros recolhiam do chão para que pudessem apertá-los no próximo posto e continuar sua caminhada normalmente. Com isto eles aplicavam em suas jaquetas para não perder. Esta prática pegou e logo era comum ver os motoqueiros com suas jaquetas incrementadas com aquelas peças metálicas.




Pronto, logo isto acabaria virando moda tanto para motoqueiros, como roqueiros e mais ainda no movimento PUNK.





ESTILO PUNK



O punk teve seu primeiro estilo próprio difundido com a estilista Vivienne Westwood, dona da loja de roupas Sex que abasteceu as primeiras bandas punks na Inglaterra.







O estilo punk pode ser reconhecido pela combinação de alguns elementos considerados típicos como: alfinetes, patches (adesivos), lenços no pescoço ou à mostra no bolso

traseiro da calça, calças jeans rasgadas, calças pretas justas, bondage pants (calças xadrez com vários zípers nas pernas), bottons de bandas punk e de protesto, jaquetas de couro com rebites, taxas, spikes e mensagens inscritas nas costas, coturnos, tênis converse, correntes, corte de cabelo moicano (colorido ou espetado, etc).




Após o sucesso comercial do punk rock e o surgimento dos primeiros street-punks, o caráter colorido, excêntrico e atrativo da primeira geração dá lugar ao estilo mais monocromático, opaco e agressivo.





ORIGEM DO MOVIMENTO PUNK


Se pesquisarmos profundamente,veremos que as subculturas tem suas origens muito antes do que imaginamos. 
Mas vamos analisar a partir de uma determinada época e fazer um resumo da evolução, até chegarmos na origem do Punk.




De 1920 a 1960, cronologicamente, vários fatores como a música (jazz, blues, rock and roll ), o cinema, os carros, a proibição do álcool, o desemprego, a repressão, o surgimento do computador etc.. deram inicio aos fenômenos de transformações no comportamento de muitos jovens, que por sua vez, decidiram se manifestar para quebrar as regras da vida social, e expressar sua inconformidade mundo a fora através de uma linguagem própria.

Neste período podemos citar o surgimento dos: gangster, as gangues de ruas, o movimento nudista, as gangues de motocicletas ou bikers, o movimento rockers, a beatle mania, os hippies, os nerds, etc...



A crescente busca por uma política de consciência e identidade própria, combinados com uma série de outros interesses fez surgir outras subculturas que já estavam em processo de transformação. 
Na década de 1970 em Londres, cerca de 200 jovens criaram um movimento anárquico e agressivo e se definiram como uma cultura de rua urbana da juventude anti-moda. 
Surgia pela primeira vez o movimento PUNK.






A subcultura punk, incluía um diversificado leque de ideologias, formas de expressão, artes visual, musica, literatura e a promoção da liberdade individual.





Suas roupas se caracterizavam pelo uso de slogans no estilo situacionista, símbolos políticos antagônicos, obscenidade, peças baseadas em roupas obscuras . A partir daí a criação individual se torna a marca registrada dos punks, transformando-se mais em 
uma questão de estilo do que moda no sentido popular do termo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...