PORTO ALEGRE EM FOCO

sábado, 5 de abril de 2014

LIVRO ISMOS

MINHA SUGESTÃO DE LEITURA



Seja como fenômeno cultural ou negócio lucrativo, a moda, a  arte e o cinema sempre foram um espelho da sociedade, refletindo as dinâmicas sociais, econômicas e políticas de cada época. Uma obra em três volumes que vai fazer o leitor viajar no tempo e percorrer por um universo cheio de valiosas informações, cujas quais faço um breve resumo, abaixo, para você.






LIVRO: PARA ENTENDER A MODA
A autora Mairi Mackenzie debruca-se sobre esse espelho em transformação para revelar uma moda que não se limita ao mundo da alta-costura. 
Seu objeto de estudo é a moda integrada à construção e à comunicação de identidades sociais - a moda que ajuda a delinear classe, sexualidade, idade, etnia e preferências culturais do usuário.
O livro reúne as tendências de design e os movimentos que moldaram a evolução do traje desde o século XVII, período a partir do qual se pode contar com documentação histórica confiável. 
De modo conciso, identifica o contexto, as características, as obras e os significados mais importantes de cada estilo. 
Esses ismos da moda estão classificados em ordem cronológica, ainda que, com frequência, alguns tenham ocorrido simultaneamente.
A autora traça influências e conexões dos grandes criadores da moda moderna, como Paul Poiret, Coco Chanel e Christian Dior, com destaques do design contemporâneo como John Galliano e Marc Jacobs. 
Ao mesmo tempo, não deixa de lado nomes de personagens históricos e de celebridades que tiveram e têm papel fundamental ao consolidar e ditar estilos - da imperatriz Maria Antonieta a lady Diana Spencer, de Sarah Bernhardt a Sarah Jessica Parker. 



LIVRO: PARA ENTENDER A ARTE
Guia indispensável para quem gosta de frequentar galerias e museus, mas não necessariamente é estudioso das artes visuais. 
Com tom envolvente e informal, o livro passeia pelos principais movimentos da história da arte ocidental, do Renascimento até o Pós-modernismo. Mais do que formar experts, seu objetivo é agregar prazer na busca do conhecimento.
O autor Stephen Little - editor do site da Royal Academy of Arts - explica os diferentes ismos de maneira clara e abrangente, facilitando a compreensão acerca das maneiras pelas quais a história da arte é moldada (e, por vezes, contestada) por artistas, críticos e historiadores.
Para além das definições acadêmicas e dos conceitos abstratos, o leitor é convidado a compreender como os movimentos artísticos surgem, articulam-se a outras tendências, perenizam-se ou desintegram-se, influenciando com maior ou menor peso as futuras gerações. 
O objetivo consiste em estimular o leitor a apropriar-se da informação sobre arte de uma maneira íntima - a ponto de transformar o cubismo ou o impressionismo, por exemplo, em assunto de conversa com os amigos à mesa do café. Sem afetação nem complicação.


LIVRO: PARA ENTENDER O CINEMA
Existem muitas formas de se estudar a chamada sétima arte. Aqui, ela é analisada sob o prisma de seus variados "ismos", e não segundo a classificação mais tradicional, por gêneros. Dentro dessa perspectiva mais ampla, o autor - o jornalista Ronal Bergan - 
classificou alguns dos maiores filmes da história de acordo com os principais movimentos que delinearam a trajetória do cinema, desde as pioneiras experiências dos irmãos Lumière e de Georges Méliès. Sem pretensão de ser um ranking do tipo "cem melhores filmes", o livro busca abarcar a diversidade da produção cinematográfica internacional. 
Nomes alinhados com o chamado "cinema de autor", como Federico Fellini, Akira Kurosawa e Glauber Rocha, convivem aqui com produtos típicos do mainstream de Hollywood, com a politização do cinema soviético, com o experimentalismo das vanguardas europeias do início do século XX, com a vitalidade dos filmes asiáticos do século XXI. 
Em Ismos: Para Entender o Cinema , o leitor passa a entender como cada "ismo" surgiu, quais foram seus diretores, temas e obras mais representativos, e quais suas contribuições para o desenvolvimento do cinema, como linguagem artística e, também, em termos de negócios. Listas de filmes alinhados com cada texto, bem como fotos de cenas e pôsteres de obras representativas do movimento cinematográfico em questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...