PORTO ALEGRE EM FOCO

sábado, 5 de abril de 2014

PADRONAGEM AZUL KLEIN


ORIGEM PADRONAGEM 
AZUL KLEIN



A cor gerada pelas mãos do artista Yves Klein

Yves Klein

Yves Klein, nasceu em  abril de 1928  e morreu em junho de 1962. Era um artista francês e considerado um precursor da arte contemporânea, enigmático e uma figura importante da arte européia. Seus pais, Fred Klein e Marie Raymond, eram pintores. E Klein estudou na Escola Nacional da Marinha Mercante e na Escola Nacional de Línguas Orientais. Em 1955, Klein estabeleceu-se definitivamente em Paris, onde apresentou uma exibição individual no Club des Solitaires. Suas pinturas monocromáticas foram exibidas na Galeria Colette Allendy e na Galeria Iris Clert em Paris, 1956.






Ao final da década de 1950 seus trabalhos monocromáticos tornaram-se quase exclusivamente produzidos em um matiz azul intenso, que ele patenteou como " International Klein Blue".







Em diversos trabalhos Klein utilizou-se de modelos nuas cobertas com tinta azul que  moviam-se ou imprimiam-se sobre  telas para formar a imagem, utilizando as modelos como “pincéis vivos”. 
Algumas vezes a criação de suas pinturas se transformava em um tipo de performance - em um evento em 1960, por exemplo, havia uma platéia vestida a rigor observando modelos realizarem suas tarefas enquanto um grupo de músicos executavam “A Sinfonia Monotônica” de Klein, de 1949, que consistia de uma única nota.







O trabalho de Klein reporta-se intensamente a um contexto teórico e de história da arte, mas também metafísico e filosófico, e em seu trabalho ele visou combinar estes 
contextos. Ele tentou fazer sua audiência experimentar um estado em que uma idéia poderia ser simultaneamente “sentida” e “entendida”.




Victoire de Samothrace (Victory of Samothrace), Yves Klein


 Além das pinturas monocromáticas, Yves Klein construiu uma galeria de exposições e como ele utilizava corpos nus como pinceis humanos para aplicar a tinta no papel, deixava o vento e a chuva moldarem a forma em suas telas.

Suas obras fazem parte de acervos permanentes de importantes museus ao redor do mundo, estando presente também em renomadas coleções particulares. 
Vamos conferir algumas obras desse artista excêntrico.


Anthropometry Princess Helena (1960)





People Begin To Fly (1961)





Untitled Anthropometry (1961)





Tree Large Blue Sponge (1962)




Yves Klein era um apaixonado pelo céu e seus tons, criou seu próprio pigmento azul e praticamente  reinventou a arte contemporânea.





Klein é também conhecido como fotografo. Saut dans le vide (Salto no Vazio), que aparentemente mostra-o pulando um muro, braços abertos, em direção da calçada. 
Klein utilizou a fotografia como evidência de sua capacidade de realizar uma viagem lunar sem auxílio. De fato, Saut dans le vide foi publicada como parte de panfleto de Klein (o artista do espaço) denunciando as expedições lunares da NASA como arrogantes e estúpidas.

Ao meu ver, ele é único

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...