PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 13 de abril de 2014

PADRONAGEM VERMELHO


ORIGEM PADRONAGEM 
VERMELHO


Vermelho, também chamado de encarnado e escarlate, está presente na produção artística desde que o homem começou a pintar.
Seu nome se origina da palavra  pequeno verme na língua latina, derivando primariamente do grego. 

No Egito Antigo, durante o tempo compreendido entre 8000 e 5000 a .C, foi desenvolvida a chamada arte egípcia, que incluía pinturas feitas em sarcófagos, paredes e papiros. 
Para isso, eram utilizadas cores naturais e sintéticas. 
Entre as naturais estava o vermelhoobtido também através do ocre.



Pintura do antigo Egito

Para as mais variadas culturas ao redor do mundo antigo, o vermelho detinha poderes mágicos relacionados à invencibilidade, proteção, força e intimidação.
Na Europa, no período da Idade Média, os homens já utilizavam do escarlate para tingir tecidos, preparar cosméticos e como ingrediente culinário, graças a cochonilha, inseto capaz de produzir substância avermelhada.

Todavia, o vermelho não representou apenas positivismo. 
Para os israelitas dos tempos bíblicos, o vermelho era a cor do sangue para espantar demônios.


Na história do simbolismo do vermelho nas vestimentas está a presença forte de Louis XIV da França, que colocou o vermelho em cada uma de suas peças, em particular em seus sapatos e calças, para ressaltar suas pernas. 

Louis XIV

Logo, esta cor tornou-se sinônimo de nobreza, foi chique, chamativa e cara, já que a tonalidade ia do México para o país europeu e somente os ricos tinham dinheiro para vesti-la. Madame de Pompadour, tempos mais tarde, continuou a popularizar a cor, revestindo sua casa com ela, em sofás e camas; Conta a história que Pompadour inclusive faleceu 
em uma poltrona vermelha e branca. 



Madame de Pompadour


O vermelho também foi a cor dos poderosos: Em algumas nações e por algum tempo era proibido que classes comuns a vestissem.

Esta cor, junto ao azul e ao amarelo, é considerada pigmento-primária, ou seja, é independente e não se decompõe, já que não deriva de nenhuma outra cor. 










ORIGEM DA PADRONAGEM 
BURGUNDY






O nome Burgundy deriva de burgúndios que refere-se hoje aos habitantes do território da Borgonha.
A Borgonha (em francês: Bourgogne) é uma região da França, habitada por vários povos Germânicos, dentre eles os Burgúndios. A região é reconhecida mundialmente por sua importância na cultura dos vinhos, cujos quais são produzidos com a grande uva " pinot noir", de cor tinta e marcante, dando à bebida aspecto e aroma bastante admirados em todo o mundo.







Considerando toda esta história referente a origem do nome e da cor, fica mais evidente a relação do burgundy no mundo Fashion e porquê os estilistas e as grandes marcas investem nesta cor que que mistura o vigor do vermelho ruby (púrpura) com a classe do marrom, criando um ar sofisticado, elegante e sóbrio às peças. 







Para criar um look discreto você pode optar por cores neutras (como branco,cinza e preto)

E se gosta de produções com toque de ousadia fashion, aposte nos tons coloridos como azul Klein, mostarda, verde escuro,etc...Enfim, abuse da sua criatividade com essa cor
que foi protagonista de coleções anteriores e esse ano está presente também.
Porém, vale ressaltar que o vermelho sangria e o aurora red estão em evidência nas coleções outono/inverno 2014.









A coleção outono/ inverno Paquetá , também está investindo no bordô!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...