PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 8 de junho de 2014

PADRONAGEM FLORAL DARK




Estou editando apenas um resumo sobre a estampa floral, pois o assunto em si é muito profundo e pretendo abordar o tema em outra ocasião.


Mergulhando um pouco na história, veremos que as primeiras estampas em tecidos surgiram nas mãos dos fenícios que utilizavam técnicas de blocos e com isso produziam a tecelagem com fios de cores variadas. 
No século XIV, nas regiões de Gênova e Florença, surge a estamparia floral,  muito embora as proporções fossem um tanto exageradas. 





Na Europa, já á partir de século XVII,  os tecidos estampados passaram a ser mais utilizados. Deve-se destacar que  a Índia e a Pérsia tinham grande notoriedade na estamparia têxtil através de seus trabalhos.
O floral ainda estaria presente nas padronagens no século XVIII, mas como a estampa ainda mantinha proporções enormes, viria a perder espaço para um floral mais simples.
Já no século XX com o reavivamento do estilo vitoriano entra em cena uma estamparia  em algodão trazido da Índia que passou a ser conhecido como Chita.




Nas origens desse movimento surgiu um artista que mudou a história da estampa padronada
o ingles William Morris.
Toda a criação de Morris, como designer de estampa, é uma verdadeira obra de arte  
com seus florais de inspiração misturando o gótico medieval com ênfase no orientalismo.




Um dos primeiros estilistas a utilizar o tecido floral, foi o francês Paul Poiret (1879-1944) ...


...Apesar de ser uma tendencia de moda no inicio do século, foi somente após a Segunda Guerra Mundial que a estampa floral se tornaria um dos padrões mais utilizados na moda, 
principalmente feminina, sendo toda a década de 50 uma verdadeira celebração á padronagem floral, mas, já alertava a estilista Coco Chanel: " florais são estampas caprichosas e apenas para magras".



(...mas)


Também é preciso registrar que Arthur Liberty tem seu papel fundamental na história do floral, pois ele é o fundador da empresa Liberty & Co. criada em 1875, e os tecidos eram todos formados por pequenas e delicadas estampas florais conhecidos até hoje como " floral Liberty ". Mas isto já é outra história.

Estampa Liberty
Uma ressalva: já fiz um post curto sobre a edição da padronagem floral miúda e delicada. Porém, como o Jeito e Conceito mudou o formato e agora está muito mais organizado com os seus menus, pretendo refazer essa edição com mais detalhes. Pois, as atuais já estão nesse formato e eu madrugo para trazer o máximo de informação possível.
Estudar, pesquisar e ler muito ! Tudo para ter melhor qualidade naquilo que se faz.




Seja como for, o floral dark é uma estampa que caiu no gosto popular e tomou conta do mundo fashion em definitivo. Seja verão, e agora inverno, a estampa das flores, com suas novas versões, definem os mais variados estilos visuais.



O floral , independente de sua época sempre terá o seu glamour !


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...