PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 20 de julho de 2014

PADRONAGEM XADREZ TARTAN




Conheça a origem da padronagem tartan e suas variações:


Tartan , que originalmente significava " tecido de lã leve", é um padrão xadrez quadriculado, composto de linhas diferentes e cores variadas. 


Padrão Tartan clássico



De acordo com o historiador têxtil, E. J. W. Barber, as estampas geométricas sempre fizeram parte da história humana em várias épocas e lugares de diferentes partes do mundo. 
E dentro deste contexto, existem evidências da existência do tartan que datam do século 3 a.C. 

O formato xadrez, aparece primeiro por volta de 2.000 a.C no Egito, no tabuleiro do jogo "tjau". Já a palavra "xadrez" vem do sânscrito "chaturanga" que significa: chatur=quatro e anga=partes, designando a figura geométrica do quadrado. 



Os tartans escoceses são tecidos em lã levíssima com fios tingidos em cores vivas, sendo as principais o branco, vermelho, verde e azul. 
Produzidos em um padrão de listras verticais e horizontais que se cruzam, essa estampa representava cada clã, e as famílias eram identificadas pelas cores. 






O modelo great kilt, era feito de uma única peça de tecido, enrolado na cintura e no pescoço, preso ao corpo por um cinto de couro. Feito 100% de lã e com mais de 7 metros de tecido, além de servir para aquecer do frio, podia ser usado como toalha e também como manta para dormir.





Porém, após a batalha de Culloden , o sistema de clãs sofreu duras derrotas, e com isso, o uso do kilt foi proibido por mais ou menos 100 anos, fazendo com que o sistema de clãs quase desaparecesse. 


Batalha de Culloden (ilustração)



Após este período, o kilt seria restabelecido com a presença de um dos homens mais importantes da literatura da Escócia:  Walter Scott, que recriaria o mundo romântico e heróico dos clãs. Com sua determinação, acabou conquistando a liberação do uso do kilt como traje nacional. 
Walter Scott




Hoje em dia, os clãs estão espalhados pelo mundo todo, mesmo assim os nobres da Grã-Bretanha ainda se apresentam com as padronagens próprias em suas tradicionais indumentárias.

   







Com toda esta diversidade, a padronagem tartan ganhou variedades inúmeras, porém vamos destacar aqui apenas algumas para que a postagem não fique tão longa. Mas já é o suficiente para que você possa ter uma ideia do quanto esta estampa é versátil.


Reparem acima , que a paleta de cores varia desde tons quentes a tons frios.


Espero que tenham gostado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...