PORTO ALEGRE EM FOCO

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

GLOSSÁRIO DA MODA




 Ao explorarem o blog, vocês vão perceber que costumo dar sugestões dos livros de moda que leio. Mas, achei que seria interessante aprofundar um pouco mais e por isso resolvi abordar alguns termos muito utilizados no mundo fashion.
A forma mais adequada para isto é o Glossário da Moda.
Hoje, vamos começar com algumas palavras.




Abstracionismo
  
Movimento artístico em que a arte não representa objetos da nossa realidade concreta exterior, expressando-se através das relações entre cores, linhas e superfícies para compor a realidade da obra. 
O termo está ligado às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusaram a representação ilusionista da natureza. 
A partir da década de 1930, o abstracionismo se torna um dos eixos centrais da produção artística no século 20.






Acessório
  
Todo e qualquer objeto usado para compor um look de moda. O termo acessório inclui uma variedade enorme de itens femininos e masculinos, como bijuterias, cintos, chapéus, bolsas, lenços, meias, luvas e guarda-chuva. 
Também são chamados de complementos e estão sujeitos a modismos. 
Foi na década de 1980, entretanto, através do apelo na mídia, que os acessórios garantiram seu lugar.







Ballerina
  
Sapatilha de bico arredondado com laço na frente, inspirada nas sapatilhas de balé. 
Em meados dos anos 1940, Rose Repetto passou a produzir sapatilhas para seu filho, o famoso bailarino e coreógrafo Roland Petit. 
Rapidamente viraram sucesso e lhe renderam muitas encomendas, fazendo com que ela expandisse seu negócio e criasse versões para serem usadas fora dos palcos.
Em 1956, a atriz francesa Brigitte Bardot encomendou um par para usar no filme “E Deus criou a mulher”, fazendo com que as ballerinas se tornassem objetos de desejo.






Boho chic
  
A palavra boho é uma abreviatura de boêmio. 
Originalmente, o termo bohemian surgiu na França no início do século 19, quando artistas e criadores marginalizados e empobrecidos começaram a se concentrar em bairros de ciganos considerados de baixa renda. Isso influenciou o estilo de vida dos mesmos, que era considerada não convencional para os parâmetros da época.
O estilo boho se desenvolveu mesmo na metade da década de 1960 e tornou-se popular em 2004 com a atriz Sienna Miller e a modelo Kate Moss. 
Hoje, está relacionado a um estilo que mistura referências étnicas, hippie, folk, country, vintage, etc. Mostrando um desleixo planejado, conforto, personalidade e uma pessoa que busca a autenticidade. O look é composto por mistura de tecidos nobres e casuais, acessórios de camurça, batas, vestidos longos, túnicas, crochê, franja, botas estilo cowboy, sandálias leves, etc e artistas como Kate Moss, Siena Miller, Jade Jagger, irmãs Olsen e Nicole Richie são ícones do estilo.





Atanado (couro)
  
Também chamado de vegetalizado, é o couro que recebe curtimento vegetal, isto é, tingido com uma solução feita basicamente de casca de angico (quando o couro é curtido com cromo, chama-se Wet Blue). 
O couro atanado não recebe nenhuma camada de resina poliuretanica (PU), 
proporcionando uma aparência mais natural e um toque muito agradável. 
Caracteriza-se também pela maciez e pela cor marrom-avermelhado. 
Em função da não aplicação da resina, os poros do couro ficam muito abertos, o que permite a transpiração natural dos pés quando aplicado em calçados, por exemplo. 
Porém, por esse mesmo motivo, o couro com esse tipo de curtimento suja mais fácil e, quando molhado, fica temporariamente manchado pela penetração da água nos poros.






Couro brush-off
  
Couro com aspecto envelhecido e desgastado. O efeito é o resultado da aplicação de produtos sobre a superfície do couro, seguido de escovação.




fonte:glossário da Moda

Espero que tenham gostado deste formato, pois todas as minhas postagens são com a finalidade de levar até vocês uma informação relevante e consistente.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...