PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 14 de setembro de 2014

GLOSSÁRIO DA MODA 2






Olá meninas!!
Como vocês já sabem, desde a matéria anterior ( couro ), inovei aqui no Blog colocando algo mais didático sobre moda. Foi então que comecei a postar as dicas do Glossário da Moda.
Bom, dando continuidade e já que estamos abordando o Jeans, hoje vamos falar sobre alguns tipos de calças, seus nomes e modelagens.



Calça boot cut
  

Modelo de calça, normalmente em denim, no qual a modelagem é justa nos quadris e fica mais ampla a partir do joelho. Recebe esse nome porque  pode comportar uma bota por baixo da barra.






Calça boyfriend



É chamada assim por ser um modelo de jeans que parece roubado do namorado, boyfriend em inglês. Se caracteriza por ser bem folgado, com gancho baixo. O quadril é desestruturado e as pernas amplas. Usa-se geralmente com a barra dobrada.




Calça cargo
  

Também chamada de “carpenter” (carpinteiro), é um modelo de calça com modelagem ampla e confortável, de senso utilitário com seus bolsos laterias, baseada na indumentária militar. 




Calça flare
  


Tem essa nomenclatura devido ás pernas alargadas em relação à calça tradicional. Deriva dos modelos pantalona e boca de sino, muito utilizados nos anos 1970. A calça flare é geralmente mais ampla desde a coxa, ficando mais larga em direção à barra.





Calça five pockets
Do inglês cinco bolsos, refere-se à modelagem da calça jeans tradicional, com dois bolsos chapados atrás e dois do tipo faca na frente, um de cada lado, sendo que um deles contém um bolsinho embutido. 
Está diretamente associada ao modelo 501 da Levi’s, criado nos anos 1890, por Levi Strauss, precursor no uso do denim para o vestuário. 
Criada originalmente para servir como uniforme de trabalho nas minas, a peça começou a ganhar notoriedade na década de 1930, quando cowboys e lenhadores adotaram a peça em diversas regiões da parte oeste dos Estados Unidos. 
Nos anos 1950, a calça jeans se tornou símbolo de juventude e rebelião, sendo adotada por diversas tribos que surgiram nessa época, como os mods, motociclistas, hippies e skinheads. Atualmente, o jeans está inserido no guarda-roupa de homens, mulheres e crianças, alcançando status de item de luxo em coleções de algumas marcas.


(Fonte: Glossário da Moda)

E estas foram as dicas de hoje para vocês meninas. Fiquem espertas, pois aqui no Blog Jeito e Conceito, vocês ficam por dentro de tudo sobre Moda.

Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...