PORTO ALEGRE EM FOCO

domingo, 9 de março de 2014

ESTILO GÓTICO




Considerações

A ideia aqui não é discutir o goticismo, e sim falar de um estilo que hoje está 
difundido no mundo fashion. Este tema é muito profundo para vasculharmos toda a sua 
raiz, portanto vou abordar da origem até á moda, de uma forma resumida porém relevante 
para que a matéria seja focada naquilo que realmente interessa: “ estilo gótico na moda “.



GOTICISMO



Mas afinal, o que é ser gótico ? 
De um modo geral, as pessoas mal informadas definem um gótico como uma tribo ou um bando de pessoas que usam maquiagem pesada, parecidas com vampiros de filmes, que gostam de cemitérios, ouvem músicas tristes ou até mesmo que se trata de jovens rebeldes fora da realidade com seus modismos de cidade grande que competem para chamar a atenção em meio a tanta diversidade cultural.  Mas então, o que é ser gótico? 


ORIGEM, ESTILO E DEFINIÇÃO

Gótico é derivado dos Godos ( um povo germânico da idade média definidos como brutos ou bárbaros ). Por este aspecto o termo gótico foi usado para classificar as várias manifestações no campo da arte, arquitetura, filosofia e comportamento da época.


Indumentária dos Visigodos

Godos


É importante frisar que o estilo gótico estava inserido dentro de um contexto social, político e religioso em conjunção com os valores “ estéticos e filosóficos “ empregado na Arquitetura, principalmente em igrejas naquela época.  
Mais adiante, o termo gótico seria descrito por Giorgio Vasari em 1550 definindo, em seu livro, o termo como “ o obscuro e o negativo” (fazendo referência aos Godos).

 Giorgio Vasari 


Com o nascimento do neogótico surge o gosto pela utilização de elementos decorativos góticos  e a partir de então, o estilo torna-se a afirmação de uma nova filosofia.
O termo gótico passou a incorporar uma parcela significativa da literatura romântica e várias vezes utilizado como sinônimo de “ sombrio, macabro, sobrenatural, tédio e mórbido”.           Já absorvido por uma grande variedade de correntes artísticas e culturalmente mais difundido, surgem alguns elementos comportamentais ( oriundos do romantismo). 
Também surgem apreciadores da cultura obscura e com eles a valorização e o gosto por diversas manifestações artísticas, além de uma visão poética  e política sobre a solidão, a melancolia, a tristeza e da própria existência.



Imagem da famosa Catedral de Notre-Dame , que fica localizada em Paris , na França.
O estilo gótico chama a atenção na arquitetura do monumento que teve sua construção iniciada no ano de 1163.




As esculturas góticas e as gárgulas estão presentes nas catedrais. E como elemento arquitetônico as gárgulas possuem a função de escoar as águas pluviais dos telhados, porém existem opiniões controversas de que as gárgulas sirvam para proteger os templos e durante o período da noite criam vida. Esse boato obscuro colaborou para que as pessoas passassem a acreditar que as gárgulas serviam para afastar os maus espíritos. Outra peculiaridade é que suas esculturas representam seres conhecidos como quimera.



Então, podemos definir que gótico é aquele que consegue enxergar a arte e o amor por trás da escuridão. Que encontra refugio na música e tem sua poesia obscura na alma. Que através do seu estilo de vida transforma a tristeza e a melancolia em filosofia.
Possuem apurado gosto por  arte, leitura e músicas. Refletem bastante sobre a própria existência e procuram ambientes adequados para buscar paz e tranquilidade. Para eles, o cemitério é um palco de inspiração com uma variedade de esculturas, estátuas, mausoléus, arquitetura gótica e belos detalhes em seus portões. 





  






A preferência da cor preta é porque é uma cor sóbria, que absorve todas as cores, tal como querem absorver toda a imensidão da vida. E encaram a morte com naturalidade e como um ciclo inevitável da vida.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...